MUDANÇA NA EXECUÇÃO DE LEILÕES É TEMA DE PALESTRA

Foi realizada, na noite de quinta-feira, no salão de atos da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), uma palestra sobre o novo Código de Processo Civil (CPC) e as alterações na execução de leilões judiciais. O debate, ministrado pelo leiloeiro Jorge Ritta, foi para os alunos do curso de Direito.

De acordo com Ritta, as mudanças, que têm como base a Lei 13.105/2015, trazem maior agilidade e efetividade à execução dos leilões. O profissional fez uma comparação com a lei antiga e a nova para que os estudantes entendessem os avanços. "A maior novidade é o leilão online, onde a pessoa se cadastra no site da empresa para participar, recebe uma senha e pode iniciar os lances", explica. Para ele, as mudanças trazem uma maior segurança jurídica ao arrematante.

Conforme Ritta, o novo código determina, assim como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que os leilões sejam, preferencialmente, pela internet junto ao presencial. O que, de acordo com o leiloeiro, possibilita a oferta dos bens ao maior número possível de pessoas.

Tema da palestra foi inclusive notícia do Jornal Minuano.

Sindicato dos Leiloeiros Oficiais do Estado do Rio Grande do Sul - SINDILEI-RS
Endereço: Rua Dom Pedro, nº 548-A - Centro