SINDILEI/RS É HOMENAGEADO PELO PRESIDENTE DA FECOMÉRCIO-RS

Nesta data de 19/10/2016, o presidente do sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, homenageou o aniversário de 20 anos do SINDILEI/RS com um artigo de sua própria autoria, que segue abaixo:

20 anos de história do Sindicato de uma atividade milenar

Qual é o preço que deve ser cobrado por algum produto em um determinado mercado? Todo empresário já se deparou com essa dúvida no seu cotidiano. A formação do preço inclui uma série de etapas que abrangem o cálculo dos custos de produção – o que também compreende despesas fixas e de comercialização -, a tributação, além da margem de lucro. Mas se de um lado existe quem quer oferecer o produto, de outro existe aquele que deseja compra-lo. Enquanto ofertantes almejariam preços mais altos, possibilitando margens maiores, do outro lado há consumidores que desejam preços menores, uma vez que preços mais reduzidos representam menores barreiras do ponto de vista orçamentária para participarem de um mercado.
                A ciência econômica nos mostra que um mercado só encontra o equilíbrio quando oferta e demanda se encontram, isto é, quando a um determinado preço de equilíbrio a quantidade ofertada e a demandada se igualam. Nesse momento, os ganhos de troca se esgotaram. O equilíbrio no mercado foi atingido. Na ciência econômica, criou-se a figura do leiloeiro walrasiano, uma figura metafórica que representa as forças de mercado que levam a economia a eliminar excessos de oferta e evitar faltas de produtos, precificando de maneira perfeita.
                A atividade da leiloaria é milenar. Entretanto, no tempo presente, o papel do leiloeiro ganha destaque, especialmente em um momento em que se discute eficiência, tanto na esfera pública quanto privada. No setor público, a atividade leiloeira propicia que o Estado tenha sua capacidade de concorrência entre fornecedores ampliada, com impactos claros sobre a precificação dos produtos que lhes são oferecidos, com efeito direto de redução dos gastos públicos. No setor privado, a atividade leiloeira possibilita que bens que não tenham um mercado específico encontrem compradores. Além disso, possibilita uma precificação que remunera os custos mínimos dos produtos, mas especialmente reconhece o ímpeto consumidor dos potenciais compradores de forma a estabelecer margens de lucro condizentes a cada operação.

Parabéns ao SINDILEI por seus 20 anos!
                Parabéns aos seus representados pela atividade que exercem!